A gaiola de Faraday produz uma “blindagem eletrostática” pois o campo elétrico externo produz uma redistribuição dos elétrons livres do condutor, resultando no acúmulo de cargas negativas sobre uma parte da superfície e cargas positivas sobre outra parte. Isto produz um campo elétrico que se superpõe ao campo inicial, de tal modo que o campo total é igual a zero em todos os pontos da gaiola, produzindo também uma alteração da forma das linhas de campo nas vizinhanças da caixa.
Alguns dos princípios eletromagnéticos envolvidos estão nas leis de Faraday:
1ª lei de Faraday - Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa; no seu interior não há traço de eletricidade.
2ª lei de Faraday - No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.
Uma das aplicaçõs da gaiola de Faraday no cotidiano é a proteção de instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade, garantir a segurança de instalações perigosas como locais de preparação de explosivos, é usada como proteção de edifícios contra descargas atmosféricas. Também outras aplicações são: o gabinete de um computador, um forno de microondas, um carro, um avião.
Fonte do vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Dirxyj8BSFs
Por: Thyago de Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário